Quantcast
Channel: O RESGATE FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 647

Homenagens de times de futebol a F.E.B

$
0
0
Uma interessante pesquisa pelo que parece vai demorar acabar sobre times de futebol espalhados pelo Brasil onde a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi o motivo de sua fundação onde seus fundadores e atletas fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira.
Quem souber de times que foram fundados em homenagens a FEB por gentileza comunicar.
obrigado
Senta a Pua Futebol Clube – Castelo (ES)
Senta a Pua Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Castelo, no Espírito Santo - ES

Montese Futebol de Salão - Santa Rosa (RS), integrado por Sargentos do Exercito Brasileiro

A conquista de Montese pela FEB na Segunda Guerra e o excelente desempenho dos pracinhas da FEB na tomada dessa zona da Itália, deu nome ao clube dos sargentos de Santa Rosa.. o Montese foi um dos primeiros clubes da cidade, fundado pelo Sargento Juarez Assis dos Santos, tendo como presidente o Sargento Luiz Augusto Pereira (Luiz “Avião”).
Montese no Desfile da Semana da Pátria – À frente, Luiz Augusto Pereira (presidente), tendo numa das mãos um troféu e na outra de mão dada com Hélcio Vacari dos Santos; Júlio Nunes, Vieira, Soares, Pydd,  Cléo Palmeira, Juarez Assis dos Santos(fundador) e Romalino dentre outros.

Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana


O Geraldo Santana foi fundado no dia 12 de fevereiro de 1947, com o nome de Grêmio Esportivo Serviço de Transmissões Regional.
No dia 11 de janeiro de 1948, o clube passou a ser denominado Grêmio Sargento ExpedicionárioGeraldo Santana, em homenagem ao radiotelegrafista do Quadro de Radiotelegrafistas do Exército (QRE), sargento Geraldo Sant'Ana, que faleceu durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália, em março de 1945.
Em 11 de janeiro de 1 948, já devidamente estruturado, o Grêmio Esportivo S.T.R. passou a funcionar sob a denominação de Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, numa homenagem à memória do radiotelegrafista do QRE, morto durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália. A proposta da nova denominação foi apresentada oficialmente pelo associado Luiz Carlos Knapp e aprovada, em Assembléia Geral, pela maioria dos participantes.

A Liga Feirense de Desportos Terrestres - Bahia
A Liga Feirense de Desportos Terrestres, tem data de fundação em 1º de junho de 1942 tendo como Clubes fundadores: A.D. Bahia, Fluminense E.C., Floresta E.C., Kalilândia E.C., Construção E.C. e Flamengo E. Clube. A Diretoria era assim formada: Narciso Dias de Andrade.O Sgt. Narciso, que liderou um dos grupos dessa história da fundação da Liga, deixou Feira de Santana convocado que foi para integrar contingente da FEB  que comandava o Tiro de Guerra. No ano de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. Não se tem informação se ele embarcou para a Itália. O fato é que não retornou mais a essa cidade.Nada consta do seu nome na lista dos mortos em combate da FEB
.
Clube Atlético Montese – SÃO MIGUEL D’OESTE/SC
Criado em 1953, o nome Clube Atlético Montese foi em homenagem aos expedicionários brasileiros, pelos feitos em campo de batalha na Europa, durante a Segunda Grande Guerra.
Em 19 de Junho de 1955, foi lançada a pedra fundamental para a construção da sede do Clube Atlético Montese, uma vez que o Clube Esportivo Guarani não conseguia atender e congregar todas as forças esportivas existentes no distrito de São Miguel do Oeste. Os próprios sócios trabalharam na construção do prédio.
Repare no escudo a cobra enrolada na letra A.

Esporte Clube Taveirópolis - Campo Grande
Surgiu o Esporte Clube Taveirópolis, em 30 de julho de 1938. Os fundadores do clube foram Osmundo de Arruda (funcionário da EGL, órgão militar que fornecia gêneros alimentícios para a 9ª Região Militar),
Da fundação até o ano de 1942, o time não tinha cores definidas. Com a chegada do militar Expedito Luciano da Silva, também jogador, o clube tomou novo impulso, passou a ter uma diretoria e logo se organizou para disputar e ser, anos depois, o melhor e mais popular quadro do campeonato de várzea de Campo Grande. Como a maioria dos jogadores era militar e advinda do interior paulista, mais precisamente de Piracicaba (SP), foram adotadas as cores do XV de Novembro daquela cidade, isto é, preto e branco, em listas largas verticais horizontais, calção e meios brancos.Expedito Luciano da Silva passou a ser a alma do time, como diretor, jogador, treinador e até roupeiro nas horas vagas. O futebol varzeano deve muito a esse pernambucano que chegou em Campo Grande em 1942.
Em 1944 seguiu como expedicionário para a Itália, quando os pracinhas campograndenses engrossaram as fileiras dos bravos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Terminada a guerra retornou para Campo Grande, jogando pelo Taveirópolis até o ano de 1956. Depois passou a ser técnico do clube da Vila Formosa, como era chamado o campinho do bairro Taveirópolis.A primeira diretoria oficial do Taveirópolis só foi organizada e eleita em 1956, com os seguintes membros: Sebastião Ribeiro de Oliveira (Presidente), Expedito Luciano da Silva 
(Tesoureiro).

Expedicionário Futebol Clube-MG
(clique na foto para ampliar)
Terminada a Segunda Guerra Mundial, o Totonho do Sobico, que fora sargento na guerra, funda, em maio de 1946, o Expedicionário Futebol Clube (“Expedicionário”, assim mesmo, no singular), cujo escudo era uma “cobra fumando”, emblema da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O uniforme era uma camisa tricolor, em azul, vermelho e branco, em estreitas faixas verticais e um calção branco. Esse time foi o de mais longa vida entre nós, eis que ainda existe.
O primeiro jogo do Expedicionário foi contra um time de São João Del-Rei, tendo o Expedicionário vencido por 6x1. A formação do Expedicionário nessa partida foi a seguinte: Geraldo Jaguaré, Ari Freitas e Basílio (trio final); Zé Tiana, Totonho do Sobico e Geraldinho Jacaré (trio médio) e no ataque, Geraldo Chaves, Zé Campos, Godô do Elizeu, Zé Antônio Rocha Coelho e Aderson (o “São” do Chico Canela).
Em seus primeiros anos de vida o Expedicionário nunca teve uma diretoria, pelo menos até a transferência para Belo Horizonte do Totonho do Sobico, nosso querido Antônio Argamim de Freitas, seu fundador e líder.
Atualidae:
O ano de 2014 começou muito bem para o Expedicionário Sport Club! A equipe teve atletas selecionados para atuarem em clubes de Minas Gerais. O reconhecimento é fruto do trabalho intenso por parte da diretoria e treinadores e, claro, da qualidade e dedicação dos jovens jogadores do Expedicionário.
  O Clube Expedicionário e os atletas pelo esforço, que agora está sendo recompensado. Que continuem os trabalhos e que mais resultados positivos apareçam. O próximo projeto do clube começa em abril: será o Campeonato de Base do Santa Cruz. O Expedicionário participará com todas as categorias: Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

Clube Atlético Expedicionários - Franco da Rocha-SP

Fundado em 24 de julho de 1942.
Tem no escudo a Cobra Fumando da FEB
Quem souber mais sobre sua história, agradeço.

Grêmio Desportivos dos Combatentes - Belém - PA


História:
Foi fundado em 24 de fevereiro de 1959 e sucedeu a Associação dos Ex Combatentes do Brasil (fundada em 1951), o Combatentes disputou o campeonato Paraense de Futebol Profissional a partir de 1951 até a temporada de 1973,Em 1988 encerrou o campeonato em terceiro lugar,Tudo indica continua ativo.Tem o apelido de Carcará e tinha o nome anterior de EX COMBATENTES.

Geraldo Santana-Sua história sua gente
História do Futebol - A  Enciclopédia do Futebol na internet!!!
Blog Juventus A.C Santa Rosa (RS)
Blog - Um time por dia.
Jornal das Lajes
Blog Futebol Nacional (matéria do G.D.Combatentes como a foto)
Matéria :O Resgate FEB

Viewing all articles
Browse latest Browse all 647