ADIVERTÊNCIA:Esse blog pode conter a suástica em algumas peças aqui mostradas, no entanto são itens de coleção genuínas e são expostas como artefatos históricos.Não se tratando de apologia ao nazismo ou à ideologia do III Reich.
Era comum os soldados aliados trazerem peças como souvenir, muito destas lembranças estão exposta nos museus e associações de ex combatentes pelo Brasil afora.
Era comum os soldados aliados trazerem peças como souvenir, muito destas lembranças estão exposta nos museus e associações de ex combatentes pelo Brasil afora.
A Juventude Hitlerista ou Juventude Hitleriana (em alemão,Hitlerjuge nd) foi uma instituição obrigatória para jovens da Alemanha nazista, que visava treinar crianças e adolescentes alemães de 6 a 18 anos de ambos os sexos para os interesses nazistas. Os jovens se organizavam em grupos e milícias para-militares. Esses grupos de indivíduos, doutrinados pelo estado, existiu entre 1922 e 1945. Antes de a Juventude Hitlerista era um movimento relativamente pequeno, a partir de 1936 com o alistamento obrigatório, 3,6 milhões de membros haviam sido recrutados, em 1938, o número chegava a 7,7 milhões. Em 1939, já no pré-guerra, foi decretada uma ordem de recrutamento geral.
Em 1936, Hitler unificou as organizações de jovens e anunciou que todos os jovens alemães deveriam se alistar nos Jungvolk (Povo Jovem) aos 10 anos, quando poderiam ser treinados em atividades extra curriculares, que incluíam a prática de esportes e acampamentos, além de uma doutrinação ao nazismo.Aos 14 anos, os jovens deveriam entrar na Juventude Hitlerista, sujeitando-se a uma disciplina semi militar, bem como a atividades externas e à propaganda nazista. Paralelamente à Juventude Hitlerista, existia a liga das jovens alemãs, onde as moças aprendiam os deveres da maternidade e os afazeres domésticos, e, assim como os garotos, aprendiam os verdadeiros objetivos do nazismo, e o que fazer para alcançá-lo. Aos 18 anos, deveriam alistar-se nas forças armadas ou nas forças de trabalho.
A Faca Juventude de Hitler foi uma faca vendida e transportado por meninos paramilitar da organização juvenil do partido nazista que existia 1922-1945. A juventude Hitlerista usavam facas como parte de seu uniforme, que era muito parecido com os uniformes usados pela SA. A faca também foi dada para aqueles que realizava excepcionalmente bem as tarefas.
A faca Juventude Hitlerista se baseia principalmente nas baionetas Mauser Gewehr 98, exceto que ele não tem ranhura, e foi projetada para ser um punhal em vez de uma baioneta. Facas Juventude Hitlerista têm tipicamente um esmaltado com emblema da suástica no punho e uma inscrição na lâmina. No início de 1937, o lema Blut und Ehre! (Sangue e Honra!) Começou a ser gravado na lâminas da faca no início, mas esta prática foi abolida e, posteriormente, foram produzidas facas com lâminas lisas.
Pertence ao acervo do amigo Antônio Cláudio Lousada.
Pertence ao acervo do amigo Antônio Cláudio Lousada.