Quantcast
Channel: O RESGATE FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA
Viewing all articles
Browse latest Browse all 647

1º BATALHÃO DE SAÚDE - FEB

$
0
0
1º BATALHÃO DE SAÚDE
21º Batalhão Logistico
Estrada Marechal Mallet, 1283 – Magalhães Bastos
Rio de Janeiro, RJ – CEP: 21615-170
O 1º Batalhão de Saúde foi criado em 1943 e, em 24 de janeiro de 1944, foi instalado e organizado na cidade de Valença – RJ. Em maio do mesmo ano, deslocou-se para a cidade do Rio de Janeiro, de onde embarcaria para o Teatro de Operações Europeu.
O 1º Batalhão de Saúde apoiou os combatentes no Vale do Rio Serchio-Pocada, em Monte Castelo, no Vale do Marano, em Della SerraCastelnuevoMontese,Collecchio e em Fornovo di Taro. Desde a chagada à Europa até o dia 2 de maio de 1945, quando cessaram as hostilidades em solo italiano, foram atendidos 6.189 homens, sendo 3.839 doentes e 2.350 feridos.
Por sua destacada atuação na Itália, o 1º Batalhão de Saúde fez jus a honrosa citação de combate, concedida pelo Marechal Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira. Terminada a guerra, o Batalhão concretizou o seu retorno ao Brasil em 22 de agosto de 1945.
Em 1963, foi criado o Estandarte Histórico para o 1º Batalhão de Saúde, denominando-o Batalhão Oswaldo Cruz, em justa homenagem ao ilustre médico e sanitarista, exaltando, ainda, as principais batalhas onde o batalhão atuou na campanha da Itália: Castelnuevo, Montese, Monte Castelo e Fornovo.
Em 1965, o 1º Batalhão de Saúde prestou relevantes serviços ao Batalhão da Força Interamericana de Paz que operou em São Domingos – República Dominicana, particularmente com pessoal, material e apoio sanitário, fato ressaltado pelo então Comandante do Grupamento de Unidades-Escola.

Jipe Ambulância da FEB 
Em 1969, o 1º Batalhão de Saúde foi transformado em 1º Companhia de Saúde, conservando a denominação de “Batalhão Oswaldo Cruz”, e recebendo a autorização para guardar e portar o estandarte histórico do 1º Batalhão de Saúde.
Em 1972, foram criadas as primeiras Unidades Logísticas, surgindo, assim, a 07 de novembro do mesmo ano, o 21167 Batalhão Logístico, que ocupou as instalações onde atualmente se encontra o QG do GUEs/9º Brigada de Infantaria Motorizada.
No dia 09 de abril de 1973, o 21º Batalhão Logístico foi transferido para as instalações anteriormente ocupadas, sucessivamente, pela 1º Cia de Comunicações e peloEsquadrão Mecanizado, “Esquadrão Tenente Amaro“, na estrada Marechal Mallet, nº 1283, em Magalhães Bastos, onde se encontra até hoje.
1ª Formação Sanitária em Valença/RJ, o qual deu origem ao Batalhão de Saúde.
1º Esquadrão de Cavalaria Leve – Esquadrão Tenente Amaro – Valença, RJ
 À frente da ambulância Dodge WC-54 da FEB, está o Tenente Médico Lázaro Rubim
FONTE:
Noticiário do Exército
Acervo Roberto R. Graciani 
(Material gentilmente enviado pelo ST Romano, Encarregado do Museu Militar Cap Pitaluga)

Raras flâmulas  da lembrança da reunião do 1º Batalhão de Saúde,fabricado pelo Rei das Flâmulas (Rua Senador Dantas 73 - Rio de Janeiro ( Acervo O Resgate FEB )
Lembrança da 15ª Reunião 1º Batalhão de Saúde de julho de 1960.



Lembrança da 10ª Reunião dos Veteranos do 1º Batalhão de Saúde em julho de 1955.
(clique na foto para ampliar)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 647